Sobre o autor


Sobre o autor - Prof. Matheus PassosOlá! Bem vindo ao site do Podcast do Prof. Matheus Passos. Vamos aqui falar um pouco sobre o autor do site e dos podcasts. Em que posso ajudar?

Se você tem dúvidas sobre como responder a esta pergunta, permita-me te contar como já ajudei MILHARES de pessoas em minha vida profissional.

Comecei a dar aulas em faculdades de Direito em 2004. No início ensinava Ciência Política e Teoria Geral do Estado, devido à minha formação acadêmica em Ciência Política. Fiz graduação e mestrado na área, ambos na Universidade de Brasília.

Em 2005 surgiu um novo desafio: dar aulas de Filosofia Jurídica. Tive aulas de filosofia na minha formação acadêmica, mas foram aulas de filosofia política. Aceitei o desafio, estudei o tema e consegui desempenhar a função que me foi atribuída.

Ainda em 2005 me foi dado um outro desafio: dar aulas de Metodologia Científica. Sempre tive interesse na montagem de projetos acadêmicos. E tinha facilidade com lógica, já que havia feito o curso de Ciência da Computação no Centro Universitário UniCEUB (Brasília/DF) antes de fazer Ciência Política. Desafio aceito, desafio cumprido.

O bom desempenho nas atividades desenvolvidas me levaram a receber o convite, em 2008, para ser Coordenador de Pesquisa Científica em uma das Instituições de Educação Superior (IES) em que eu trabalhava naquela época. Passei a coordenar as atividades acadêmico-científicas do curso de Direito. Estas incluíam os chamados “Trabalhos de Conclusão de Curso” (TCC) dos alunos de Direito e a Revista Científica da área jurídica publicada por esta IES.

A partir de 2010 passei a Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Produção Científica desta IES. Nesta função concretizei várias atividades, destacando-se: 1) O desenvolvimento de manuais de metodologia científica para serem utilizados pelos alunos na montagem de seus projetos de pesquisa e de seus trabalhos acadêmicos (sejam monografias ou artigos científicos); 2) A estruturação e organização de pesquisas de campo, cujos resultados foram publicados em vários artigos científicos; 3) O gerenciamento de todos os TCCs dos alunos do curso de Direito desta IES. Esta atividade incluía, dentre outros: 3.1) A escolha dos professores-orientadores; 3.2) A estruturação metodológica dos trabalhos; 3.3) O gerenciamento de aspectos administrativos, como solução de controvérsias entre alunos e professores, recebimento e conferência de atas de Bancas Avaliadoras e ainda a inserção das notas obtidas pelos alunos no sistema eletrônico da IES.

Isto tudo foi feito sem deixar de lado as aulas. Passei também a dar aulas de Direito Constitucional e de Direito Eleitoral, que são disciplinas diretamente correlatas à Ciência Política e à Teoria do Estado. E claro, continuei a dar aula destas duas disciplinas e também de Metodologia de Pesquisa Científica.

Fiz também um curso de pós-graduação em Direito Eleitoral no Instituto Brasiliense de Direito Público. Tomei esta decisão porque percebi a necessidade de ter conhecimento formal sobre esta área específica e também para manter-me atualizado sobre o tema.

Em 2014 parti para um novo desafio. Mudei de país e fui morar em Lisboa, Portugal, onde moro atualmente. O objetivo da mudança foi realizar um doutorado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Além disso, sempre com o objetivo de melhorar a minha formação iniciei nesta mesma Universidade outra pós-graduação, desta vez em Ética, Direito e Pensamento Político.

Considero-me uma pessoa de centro, com tendências ora esquerdistas, ora direitistas. Acredito que cabe ao Estado intervir pontualmente buscando melhorias para a coletividade, especialmente para os menos favorecidos. Por outro lado, penso que o Estado deve realizar certas privatizações visando a um administração pública mais eficiente e mais efetiva.

Devido à minha formação, acredito na frase “cada povo tem o governo que merece”. Penso que a atuação do governo é um reflexo das aspirações da sociedade, ainda que tal reflexo nem sempre seja fiel. Assim, luto para que haja um maior interesse dos cidadãos na esfera política. Considero necessário acabar com a ideia de que política não se discute. Ou com a de que não adianta fazer nada, pois nada irá mudar, pensamentos (infelizmente) comuns no povo brasileiro.

Busco, ainda, trabalhar com temas considerados como filosóficos por muitos, tais como a moral, a ética e a Justiça. Acredito que apenas aquela sociedade que se embasa verdadeiramente nestes preceitos poderá deixar para trás seu subdesenvolvimento e, efetivamente, construir uma sociedade solidária, democrática e espiritualmente avançada.

Em síntese, são quase 15 anos atuando na área acadêmica em geral (sala de aula) e 10 anos atuando na área de gestão acadêmica (coordenação). Isso sem falar nos inúmeros artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Minha trajetória profissional ao longo destes anos me permitiu ajudar, sem dúvida alguma, MILHARES de pessoas a crescerem academicamente e, principalmente, a crescerem como cidadãos e como seres humanos, que é o que ao final realmente importa.

Dito tudo isso, repito a pergunta inicial: em que posso te ajudar? Conte comigo!

P.S.: Vale a pena destacar que tenho um Canal no YouTube com inúmeras videoaulas sobre temas relacionados à minha formação acadêmica e à minha atuação profissional. Você pode também me encontrar no Facebook e no Twitter. Se preferir, entre em contato comigo diretamente. E meu currículo completo pode ser visto aqui.