Um novo projeto: o Podcast do Prof. Matheus Passos


Olá você que aparece para conhecer meu novo projeto: o Podcast do Prof. Matheus Passos!

Primeiro as apresentações. Meu nome é Matheus Passos Silva e sou professor das disciplinas de Ciência Política, Teoria do Estado, Direito Constitucional, Direito Eleitoral e Metodologia de Pesquisa. Nasci em Santos/SP, morei em Brasília por muito tempo e desde 2014 moro em Lisboa, em Portugal, onde faço meu doutorado em Direito Constitucional. Se você quiser saber todos os detalhes sobre mim é só clicar neste link.

Tenho um Canal no YouTube desde 2012 e o projeto tem sido muito bem sucedido por lá. O foco do Canal é acadêmico, ou seja, posto vídeos toda semana em que dou explicações teóricas sobre diversos temas relacionados às disciplinas que dou aula. Montei também em 2016 um Curso (completo) de Metodologia Científica e um Curso (básico) de Ciência Política, ambos gratuitos. (Se você se interessar, dê uma passadinha por lá!).

Em consequência do Canal no YouTube, resolvi levar adiante, a partir de 2017, um novo projeto: a criação de um podcast também sobre política e direito. A ideia é simples: fazer um programa toda semana, com duração de 10 a 15 minutos, em que irei analisar os principais fatos político-jurídicos no Brasil e no mundo.

Ou seja, enquanto o Canal no YouTube tem (e continuará a ter) uma vertente mais teórico-acadêmica – o que significa dizer que por lá não dou opinião sobre os temas debatidos -, aqui no podcast o objetivo será analisar e dar minha opinião sobre os temas. Isto significa dizer que a sua participação é fundamental, já que não quero apenas falar, falar e não ter o feedback de vocês.

Portanto, sua participação é fundamental! Ouça os podcasts e sinta-se à vontade para contribuir, seja com críticas (construtivas), seja com sugestões de temas para serem analisados e debatidos, seja com o que você considerar interessante. Fique à vontade e contribua, porque apenas por meio do debate poderei fazer um podcast interessante para todos.

Em termos de programação, a ideia é que saia um novo episódio toda sexta-feira por volta das 18h (horário de Brasília). Mas lembre-se de que o projeto está só começando, então agora nos meses de maio e junho de 2017 irei realizar alguns podcasts de maneira mais experimental. Pretendo ter o podcast plenamente em funcionamento a partir do 2º semestre de 2017.

Então é isso! Fiquem à vontade para comentarem e não se esqueçam de adicionar este site em seus favoritos. E fiquem também de olho no meu Canal no YouTube, pois farei a apresentação oficial do podcast por lá!

Então é isso, pessoal. Um abraço a todos e até a próxima!